quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Comunidades Biológicas: Conceito de Bioma

Unidades biológicas em categorias baseadas em suas formas vegetais dominantes, o que dá às comunidades a sua característica geral. Estas categorias são denominadas de biomas. O conceito de bioma é um sistema de classificar as comunidades biológicas e ecossistemas com base em semelhanças de suas características vegetais.
A possibilidade de distinguir completamente os biomas resulta do simples fato de que nenhum tipo de planta única pode resistir a todo o intervalo de condições na superfície da Terra.
As abrangências das espécies estão freqüentemente limitadas pelas condições físicas do ambiente. Em ambientes terrestres, a temperatura e a umidade são as variáveis mais importantes.
A topografia pode causar uma variação local no clima dentro de pequenas áreas, e que a geologia pode causar variação nas características do solo ate mesmo em escalas mais finas.
Quando os locais são classificados em escalas de umidade disponível, a distribuição de cada espécie vegetal entre os lugares revela ótimo definido – o tipo de lugar no qual ela se dá melhor.
As adaptações de um organismo não podem ser facilmente separadas do ambiente no qual ele vive.
Outro fator de grande importância é a disponibilidade de água no ambiente, ele pode determinar a distribuição e o caráter dos biomas terrestres. A baixa disponibilidade de água e de nutrientes favorece as árvores perenes de folhas aciculadas.
Como o calor influencia o estresse e a disponibilidade de umidade, a temperatura e a precipitação juntas são os determinantes importantes das fronteiras dos biomas. A temperatura e a precipitação interagem para determinar as condições e os recursos disponíveis para o crescimento das plantas.
Duas grande abordagens para a classificação de biomas são a abordagem de zona climática de Walter e a abordagem simplificada de Whittaker. O primeiro classifica as regiões com base no clima. O outro, de acordo com a vegetação, o que geralmente afeta o clima local.
Os padrões semelhantes de clima dentro de cada zona climática sustentam a vegetação característica que define um tipo de bioma e torna fácil para nós reconhecermos os atributos gerais dos ecossistemas em qualquer região.
As zonas climáticas tropicais são denominadas por florestas pluviais perenes e florestas sazonais, que vão desde florestas de espinhos em clima mais seco, e as vezes savana, um campo com arvores esparsas que é mantido pelas pressões do fogo e da pastagem.
Os sistemas aquáticos não são classificados como biomas por que não possuem o equivalente à vegetação terrestre. Os grandes tipos de ambientes aquáticos são águas correntes, lagos, estuários e oceanos, e cada um deste pode ser subdividido ainda mais em relação a muitos fatores. As correntes são formadas pela precipitação, o lagos se forma em qualquer tipo de depressão e regiões geologicamente ativa. Os estuários são encontrados nas bocas dos rios, especialmente onde o fluxo de saída é parcialmente contido por formas de terra ou barreira de ilhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário